Em Copas do Mundo o mais importante é a Alma.

terça-feira, junho 13, 2006

Nós, os brasileiros e o Brasil na Copa

As cores da bandeira nacional colorem nosso país por toda a parte. A Copa do Mundo traz um incrível sentimento nacionalista ao Brasil. Um sentimento tão forte que parece querer tirar o atraso de momentos de tantos descaso com a nação que temos ao longo dos anos.

Esse clima ufanista, embora muito alegre e contagiante é muito perigoso, pois está no limiar entre a alegria e a decepção dada a concepção nacionalista que é embutida em nossa Seleção.

Eu particularmente não vejo nenhum tipo de obrigação de torcer para o Brasil. Acho que todos temos o direito de torcer pelo time que tivermos maior afinidade e não necessariamente à seleção nacional. Claro que é uma opinião polêmica, mas as perguntas que ficam são as seguintes:

Por que temos a obrigação de torcer para jogadores que coincidentemente nasceram na mesma divisão política que nós? Qual o problema de torcemos para o Togo, a Suécia ou a Tunísia, ou qualquer outra seleção?

Mas entendo que os brasileiros nesta Copa têm um motivo muito mais especial para torcer pela Seleção que o próprio nacionalismo. O nome do motivo: Ronaldinho Gaúcho.
O melhor jogador do mundo é unanimidade mundial e, se seu carisma e sua arte com a bola nos pés é capaz de mobilizar muitos rivais a torcerem por ele (não necessariamente pelo Brasil) imaginem para nós.

Quanto ao jogo, todo cuidado é pouco. A Croácia é uma equipe boa, e não vai à Alemanha assistir o Ronaldinho Gaúcho jogar. Não esperem um show de bola, pois podem se decepcionar.

Aos brasileiros um pedido: não relacionem a Seleção com a pátria. Nem para o bem, do tipo torço para o Brasil porque sou brasileiro, e nem para o mal, algo como não vou torcer porque é nosso governo é isso ou aquilo. Parem, o Brasil não vai melhorar se perder ou se vencer a Copa, é apenas um jogo de futebol torçam pelo time que mais gostarem mas não levem isso muito à sério afinal como disse o técnico italiano, da Copa de 90, Azeglio Vicini: “O futebol é a coisa mais importante dentro das menos importantes da vida.” Claro que ele estava sendo irônico, mas as vezes é bom que vejamos desta forma.

Fim de boato

Já que toquei no assunto governo. Vou dar uma dica ao Ronaldinho Bolômeno… ops, Fenômeno. Faça um gol e comemore no melhor estilo levantando a camisa e colocando sobre a cabeça, só assim o mito do “Gordômeno” será enterrado (ou talvez eternizado).

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pois é, Guy. Acho que foi no domingo, no Estadão , saiu uma matéria sobre a relação da Copa com o poder público. Muitos dos nossos representantes usam o evento fuitebolísitico como trampolim para alcaçar o voto da população. Porém, a euforia que contagia o povo brasileiro durante os jogos, após a Copa, transforma-se em grande decepção: percebem que, na verdade, o verde-e-amarelo não atinge os problemas sociais e políticos do país. Ou seja: não é a Seleção que mudará o Brasil!
Beijos

12:41 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Um texto brilhante, com o mérito de ter sido escrito antes do jogo. Guy, parabéns pela lucidez!

E concordo plenamente contigo: apesar de, no meu caso, torcer para o Brasil, não encaro isso como obrigação alguma!

Por mim, aliás, não teríamos sequer hinos nacionais antes dos jogos de Copa. Acho uma grande bobagem.

Copa é legal pela Copa, em si. Não pelo ufanismo.

Ah, e última coisa: não acho obrigação nenhuma do Brasil ganhar a Copa. Aliás, já disse e repito, acho quase impossível que ganhemos desta vez. E, de verdade, não há qualquer problema nisso...

Abração!

10:07 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Ops...Esqueci de assinar o comentário acima. Hehehehe...

Abraço!

10:08 PM

 
Blogger Zé Maria (ou não) said...

Apesar de não ter gostado da exibição do Brasil, continuo a considerá-lo o maior candidato a vencer o Campeonato do Mundo, mas há uma questão que tenho que colocar: Porque é que se insiste em utilizar Ronaldo quando é visivel que ele, neste momento, não passa de um jogador vulgaríssimo?

Falta de Jeito

7:14 PM

 
Blogger João Santos said...

é isso aí!...

3:59 PM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web statistics